terça-feira, 13 de março de 2012

A última tendência

Quando eu resolvi começar um blog sobre jóias e moda eu não tinha muita ideia de onde estava me metendo. Quer dizer, sempre achei o assunto interessante, sempre li a respeito e ao trabalhar com jóias me vi completamente inserida neste meio. Mas ao decidir fazer parte disto através de uma página da internet, me deparei com um monte de coisas que me fizeram refletir se eu tinha mesmo jeito pra coisa.
São milhares de blogs e sites que dão dicas, pitacos e conselhos sobre qual é a última estampa, o modelo de colar ou o sapato do momento. Pronto, me senti deslocada.
Me senti deslocada por que não consigo entender a moda como um conjunto de imitações em série. Como tendências que as pessoas seguem e que me parecem completamente desconexas. Parece que o fenômeno é mais ou menos este: a estilista X usou em sua última coleção figuras de caveira. Depois a marca Y resolveu também adotá-las e lotou sua loja com modelitos estampados assim. Por fim, a blogueira Z escreveu que a tendência agora é usar caveiras e colocou uma foto de uma determinada blusa no seu "look do dia". Em seguida milhares de seguidoras vão a tal loja procurar a blusa. Que se bobear, já está esgotada.
As pessoas não têm absolutamente nenhuma ideia do que consomem. Ou por que, ou ainda quais os motivos que levam algo a ser a nova tendência ou não.... Tudo não passa de imitação do modelito da novela das oito.
Mas... O modelito da novela das oito não está lá à toa. Ele foi estudado para representar um determinado comportamento. Um comportamento que também está presente na forma como estilistas compõem sua nova coleção. E que levam em conta a sociologia, antropologia, um estudo de mercado e de muitos outros elementos que fogem completamente da simples indicação de um look.
O que ocorre é uma imbecilização e massificação infernal da qual não conseguimos mais fugir.
Não sei que mérito há em seguir receitas sobre como se vestir. Receitas que nos mostram o que deve ser imitado (look indicado) e o que deve ser rejeitado.
Não estou muito certa quanto a regra de que estar na moda é usar o sapato azul , com a blusa caramelo e o colar da designer X. Será que a moda verdadeiramente não transcende tudo isso?
Talvez seja só a dúvida de quem busca um meio de conceber jóias que sejam realmente eternas. (É só um desejo...)

"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.
Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."*

*Coco Chanel

2 comentários:

  1. O que acontece é que as pessoas viram escravas da moda e perdem o EU. O que EU gosto, ou uso porque é moda...
    Eu uso o que gosto, estando na moda ou não. Não sou adepta dessas febres e modismos.Uso o que realmente gosto. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18/3/12

    Ótimo post! Parabéns, não cai na mesmice.

    ResponderExcluir