domingo, 11 de março de 2012

Dicas de Clarice

Amparada por pseudônimos, Clarice Lispector distribuiu conselhos para mulheres em colunas de jornais durante anos. Ela foi Tereza Quadros, Helen Palmer e Ilka Soares. Todas as três, colunistas muito bem resolvidas e decididas quanto aos artíficios que auxiliavam as mulheres a ter um rosto que fugisse da cópia de famosas da época.
Helen Palmer condenava a beleza de cátalogo e dizia que mulheres poderiam ser lindas em seus tipos próprios, mas se mascaravam de italianas, francesas ou suecas. Belezas numeradas como se adquiridas por postal. Ilka Soares comentava que para a mulher era mais importante possuir um certo "it"(um magnetismo pessoal único) do que a beleza convencional. Todas elas condenavam o exagero e a mediocridade.
Os textos que Clarice dedica ás colunas são deliciosos. Oculta por pseudônimos, a escritora tenta transmitir muito mais do que dicas de comportamento. Mesmo sem que os leitores suspeitassem da autoria do texto, percebemos que seus conselhos transcendem termos batidos como charme e beleza. Há sempre um segredo nos textos de Clarice. Um segredo que se relaciona á própria feminilidade. Como ela mesma afirma: "Bonita? Nem um pouco, mas mulher. Meu segredo ignorado por todos até pelo espelho: mulher."
Aqui vão dois conselhos de Clarice... Prometo que, se vocês gostarem vou postando mais com o tempo.

*O que você não deve usar

"Não use jóias verdadeiras com fantasias (*falsas). Faça o possível também para não se empetecar demais com elas. Também não misture placa de brilhantes, com três voltas de pérolas, com brincos dourados e três pulseiras de ouro em cada braço, além de um anelão de água-marinha.Você não é nem vitrine de joalheiro, nem a virgem do Pilar".



*A sedução das jóias

"Eis aqui para vocês um conselho de um grande joalheiro do Place Vendôme - em Paris - e que tanto serve para as jóias verdadeiras como para a bijuteria de fantasia:
Pérolas com a tonalidade rosada são mais indicadas para as morenas; as louras deverão adotar, de preferências, as brancas.
As louras devem preferir a safira, enquanto que o fulgor do rubi é mais indicado para as morenas. A esmeralda resplandece mais numa pele branca, perto de um rosto emoldurado por cabelos de tonalidades ruivas.
O diamante convém a todas as epidermes. A turquesa - linda quando combinada com ouro ou pedras de cor - adapta-se especialmente às morenas e às ruivas. A pedra "esportiva" é o topazio. Com sua tonalidade de outono, fica particularmente bem com um tailleur".


* Clarice Lispector "Só para mulheres"

Nenhum comentário:

Postar um comentário