"Esse é um país de homens e para homens. Ninguém aqui faz nada pelas mulheres."
Esta frase é de Inna Shevchenko, fundadora do Femen, um grupo que luta pelo direito das mulheres na Ucrânia. Provavelmente você já se deparou com fotos de protestos deste grupo em jornais ou na internet. São aquelas mulheres que protestam nuas pelas ruas da antiga união soviética.
Além da minha simpatia pela causa, achei os motivos apresentados pela fundadora do grupo muito próximos da realidade brasileira e da falta de perspectiva das nossas mulheres. E como este blog fala de jóias, moda, casamento e se destina em grande parte ao público feminino, achei que vem bem a calhar a última manifestação do grupo feminista, que incluía a grife Versace como alvo de suas reivindicações.
Sem blusa e com o corpo pintado, seguraram cartazes comparando "moda" e "fascismo", e a grife italiana com anorexia.
Não é que eu não goste de moda, mas realmente acredito que muitas vezes ela é fascista e oprime as mulheres... Tem que acabar? Não, mas tem que ser diferente.
Se você quer saber mais, assista abaixo o vídeo sobre uma manifestação do grupo e acesse o link em que a fundadora explica o que é e como funciona a organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário