segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Quanto mais raro, mais valioso - Ouro

Quanto mais raro, mais valioso. É isso que faz com que o ouro seja considerado o metal mais precioso que existe. Ele pode ser encontrado em forma de pepita, misturado ao quartzo e a outros metais, em minas, encostas e leitos dos rios, em vários lugares do mundo, mas sempre em quantidades pequenas.



Principais jazidas
África do Sul, Federação Russa, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné, Gana, Zimbábue, Colômbia, Filipinas, Zaire, México, Japão, Romênia, República Tcheca, América Central e Caribe, Peru, Coreia do Norte, China, Chile, Brasil, Venezuela.
Extremamente maleável, para emprestar resistência ao ouro é preciso ligá-lo a outros metais como a prata, o cobre, o níquel ou o paládio. A quantidade desses outros metais em sua liga é que faz com que ele seja mais ou menos puro. A maioria contém cerca de 10% de outros metais, ou seja: são extremamente puros.

Conta básica
1.000 = puríssimo → 0,1% = 999

As cores do ouro
Dependendo da quantidade e da coloração do metal empregado em sua liga, o ouro pode ter várias cores.
  • As mais usadas na joalheria são o amarelo, rosa e branco
  • Mas há outras: vermelho, pérola, azul, verde, marrom, cinza, púrpura e lilás

Não confunda
A palavra quilate é usada tanto para o ouro quanto para as pedras preciosas. Mas não quer dizer a mesma coisa. Quando se trata de ouro ela significa qualidade; no caso das gemas preciosas quer dizer peso.
Quilate (K) = unidade de medida da porcentagem de ouro nas ligas.



Ouro puríssimo = 100% de ouro → 24 quilates (24K) ou ouro 999,9 → usado como lastro monetário

Ouro puro = 91,6% → 22 quilates (22K) ou ouro 916,6 → moedas e joias para investimento

Ouro de boa qualidade = 75% de ouro → 18 quilates (18K) ou ouro 750 → mais usado na joalheria na Europa e Brasil

Ouro de qualidade = 58,33% → 14 quilates (14K) ou ouro 586 → muito usado na joalheria norte-americana

Ouro de menor qualidade = 37,5% de ouro → 9 quilates (9K) ou ouro 375 → usado na maioria das joias do Reino

Ouro de baixa qualidade = 33,3% de ouro → 8 quilates (8K) ou ouro 333 → mais baixo teor aceitável na joalheria
Curiosidade: um grama de ouro pode render um fio de até 3 quilômetros ou uma lâmina com 70 centímetros de largura, ambos muito finos.

Nem tudo o que reluz é ouro
Que o digam os velhos garimpeiros que, por ganância e desconhecimento, confundiam a pirita com o ouro. Dourados e brilhantes, o primeiro é um mineral encontrado em forma de cristal, muito brilhante e frágil, enquanto que o brilho do ouro não é muito intenso em estado bruto, raramente é encontrado em forma de cristal e é extremamente maleável. Daí o apelido da pirita ser ouro de tolo.

Exercício de alquimia
Para fazer a realeza ainda mais rica e poderosa, reis contrataram alquimistas para encontrar um maneira de transformar metais menos nobres em ouro. Esses cientistas buscavam a pedra filosofal, uma substância mística com a qual seria possível trazer sabedoria a uma mente ignorante, o que levaria a descoberta de como transmutar metais como o chumbo em ouro.

* guia das jóias

Nenhum comentário:

Postar um comentário