sábado, 7 de janeiro de 2012

Prata

É comum ouvirmos que a prata é 950 ou 925. Mas... O que isso quer dizer? O post abaixo* é para todos aqueles que gostam de jóias feitas com este metal.... Para tirar qualquer dúvida.


Muito bem cotada no mundo, a prata não é tão preciosa como o ouro por não ser tão rara. Mas é a segunda colocada no quesito valor (moedas de prata), premiações (medalhas de prata), e na arte da joalheria e da feitura de objetos e utensílios.
Subproduto da mineração de chumbo é ela que mais conduz corrente elétrica (até mais do que o cobre), e é encontrada na natureza, em minas principalmente, na forma de pepitas ou grãos. Por ser muito maleável, para ser usada na joalheria precisa estar associada a outros metais ou receber uma camada de ouro. Depois de polida ganha uma cor branca prateada e extremamente brilhante.

Principais jazidas
América do Sul, Estados Unidos, Austrália, Noruega, Federação Russa, México (talvez o maior produtor individual).
Assim como o ouro, suas denominações vêm da relação entre as quantidades de prata pura e outros metais.

Prata 999 = 99,9% de prata + 0,1% de outro metal. É a prata em seu estado mais puro. Até o surgimento da técnica Metal Clay, uma pasta de prata desse teor não era usada na joalheria.

Prata 950 = 95% de prata legítima + 5% geralmente de liga.

Prata 925 = 92,5% de prata + 7,5% de metal para liga. É conhecida como prata de lei e sua composição é mais adequada à joalheria.

Prata 90 ou 900 = 90% de prata + 10% de liga. É a prata de menor valor e mais usada para dar banho em outros metais.

Prata 800 = 80% de prata pura + 20% de liga. É muito comum no México. Os problemas são as manchas, o tom levemente amarelado e falta de brilho.
Prata 100 ou 10 = 58,4% de prata + 41,5%. Prata de menor qualidade.

Prata de lei Foi Dom Afonso II, rei de Portugal, temendo a falsificação e alteração da mistura da prata, quem determinou o critério que levava o fraudador a receber sérias punições. Hoje o termo é usado para a prata de menor qualidade, com composições inferiores a 925.

Não se engane
Alguns objetos e joias prateados recebem banho de prata e uma camada de verniz para não oxidarem. Eles perdem o brilho e descascam rapidamente quando usados todos os dias.

* Guia das jóias

3 comentários:

  1. olá..., seu blog é muito bom, gostei de conhecer mais sobre a prata.
    Estou seguindo seu blog,
    visite-me se gostar segue de volta
    bjs
    http://lifestyledebora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Poxa q legal. Já estudei metais e liga e coisas assim, mas não tinha me aprofundado na prata. Isso vale para todo metal? Tipo ouro?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/1/12

    Olá Babasinha, para o ouro a composição da liga é diferente. Vou escrever um artigo a respeito! Bjs

    ResponderExcluir