segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

JAPAMALA

Há algum tempo eu recebi uma encomenda pela internet: um colar com exatas 108 contas conhecido por japamala. Eu em minha imaculada ignorância, nunca tinha ouvido falar nisso, nem mesmo durante a disciplina de Introdução á literatura sânscrita fábula que tive o prazer de cursar.
Pois bem, fui atrás e descobri algumas coisas bem legais. Primeiro a palavra "japamala" é composta por aglutinação. Japa cuja raiz jap significa murmurar pode ser entendida como a repetição em tom de múrmurio. E mala significa cordão. A ideia geral pelo que eu entendi, é que o conjunto é formado por duas instâncias a espiritual, representada pela repetição e a material, representada pelo cordão. O murmurio repetido energiza o cordão.
Normalmente o colar contém 108 contas, mas pode também ser menor variando de 54 a 27 contas, sempre em subdivisões de 108. A conta central de chama MERU e quando se chega até ela significa que o circuito de 108 mantras está completo e isto é um passo a mais no caminho da elevação espiritual. 
Cada volta no Mala é um degrau a mais em direção á sintonia com o universo.
Além disso, o Mala é utilizado para contar mantras em grupos de 108 repetições. A palavra mantra vem do sânscrito, "man", que significa "mente" ou "pensamento", e "tra" significa "proteger" "socorrer". Assim, mantra quer dizer "proteger nossas mentes de maus pensamentos".


Criação do japamala da foto: Quando fui criar o japamala em questão havia 97 contas que eu realmente gostaria de usar, desta forma eu precisava completar o restante para chegar ao número de 108. Eu precisava escolher uma gema e acabei opitando por um fio de turquesa. Assim dividi as contas em conjuntos separados por turquesas cilindricas e coloquei esta mesma pedra para ser a Meru, em outras palavras a conta central. Escolhi a turquesa por que está gema tem um significado sagrado para os budistas tibetanos. Além de proteger contra as poluições do ambiente, melhorar a meditação e a paz de espiríto esta gema representa o céu e o mar. O mar fala da profundeza da alma e o céu da ascenção limitada.
Eu achei demais tudo isso e assim que puder vou providenciar um para mim também.

2 comentários:

  1. Anônimo24/1/12

    Maravilha!
    Adorei o cuidado e o respeito com que foi feita a pesquisa.
    ENERGIA essa é a palavra que você captou.
    A Física Quântica está aí para confirmar que TUDO É ENERGIA.
    A beleza está muito além da matéria, mas na espiritualidade que você coloca em cada coisa.
    Mas isso é para quem sabe a diferença entre Religião e Religiosidade. Você sabe.
    Beleza é um conceito relativo. Mas para mim, em especial, esse "colar", que não é realmente somente um colar, está lindo, lindo, lindo.
    Sucesso em cada departamento importante e diferenciado de sua vida.Abraço. Maria Olimpia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo24/1/12

    Acredito na energia dos japamalas. adoro as jóias da Carolina Rangel e gosto muito de ser "anônima" Rsrs...
    Silva Maria Olimpia Vieira. Profissão: agente secreto ( ou será secreta?).

    ResponderExcluir