quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Diamantes são os melhores amigos de uma mulher

Sim, a diva Marilyn já eternizou no cinema a importância do diamante para uma mulher. E sejamos sinceros, quem não amaria abrir uma caixinha de jóia e se deparar com o brilho eterno dele? Seja por seu glamour, seja por seu significado romântico ou simplesmente por sua beleza, um diamante sempre agrada.


Os gregos antigos acreditavam que os diamantes era faíscas de estrelas que caiam do céu, seu nome vem das palavras adamas, que significa inconquistavel e diaphanes ,que significa transparente.. Dizem também que no oriente médio o diamante era a pedra utilizada pelo sumo sacerdote para simbolizar uma das tribos de Israel.

Mas... Você sabe como se forma o diamante?

Os diamantes tiveram a sua origem no interior da Terra, na parte superior do manto, a profundidades entre os 100 e os 200 quilômetros. Foram explorados nos corpos vulcânicos que os trouxeram para a superfície, foram encontrados em depósitos aluviais e placers na África do Sul e há provas de que podem ser encontrados no universo.

O diamante é a única pedra preciosa composta de um único elemento: o carbono. Daí ser a pedra mais dura (valor 10, o mais alto da escala de Mohs) da natureza, a mais translúcida e a mais brilhante.

E o que é a escala Nohs?

 É usada para determinar a rigidez de minerais. O nome homenageia o mineralogista alemão Friedrich Mohs. A leitura da escala vai do mais macio ao mais duro: talco = 1, mais macio (é arranhado com as unhas), diamante = 10, é arranhado apenas por outro diamante.

Lapidação

A lapidação de uma gema representa seu aperfeiçoamento. Uma lapidação bem feita pode elevar seu valor ou se for de segunda linha rebaixar sua categoria. 
São basicamente seis tipos de lapidação para o diamante.

  1. Brilhante: de formato arredondado é o formato mais popular do diamante. Tanto que muitos generalizam diamante como brilhante.
  2. Oval: variação do brilhante
  3. Navette: de formato longo e pontudo nas extremidades
  4. Coração: em formato de coração
  5. Esmeralda: com formato regular com facetas em cada um dos lados e nas quinas
  6. Pera: em forma de gota
Para finalizar, só um detalhe ainda mais charmoso... 

Cada diamante é único. Como uma impressão digital, não há dois iguais.



Um comentário:

  1. Oi, estou seguindo teu blog, adorei
    beijos
    http://esmalteporesmalte.blogspot.com/

    ResponderExcluir