sábado, 26 de novembro de 2011

Moda e política? UNHATE !

É preconceituoso pensar em moda como sinônimo de alienação. Seja por meio daquilo que expressa ou das campanhas que lança, a moda pode sempre ser vista sob um viés político. Há casos memoráveis em que isto se torna evidente, como as imagens do fotógrafo italiano Oliviero Toscani, que durante quase 20  anos ajudaram a criar o aspecto particular da marca Benetton. Sempre polêmica e comprometida, esta marca ambicionou por muito tempo trazer á cena fashion um tipo de engajamento político importante e acessível a grande número de pessoas. Por isso, a última campanha da Benetton pode até ser chocante para alguns, mas não escandaliza em nada aqueles que tem na memória campanhas anteriores.
Desejando um mundo sem ódio as imagens que utilizam figuras públicas como o Papa, Sarcozi, Angela Merkel e Mohamed el-Tayeb apresentam grandes líderes mundiais se beijando na boca. Talvez pelo objetivo explícito de causar polêmica a abordagem possa ser vista como problemática, mas por isso mesmo não permite de modo algum que fiquemos indiferentes. E não é exatamente isso que vale?
As imagens e  o filme abaixo fazem parte do projeto UNHATE lançado pela Benetton. Não há como negar que são inspiradores. Divirta-se e reflita sobre a possibilidade de um mundo melhor e com menos preconceito...







Nenhum comentário:

Postar um comentário